Fato! Em diversos momentos, o açúcar torna-se um elemento ruim para nossos dentes. Claro, isso não é uma surpresa para muitas pessoas, entretanto, os problemas dentários relacionados a ele ainda são as causas mais difundidas de uma má saúde e doença bucal. A mensagem é clara e simples, porém, reduzir a quantidade de açúcar presente em nossas dietas ajudará a diminuir o impacto maléfico aos nossos dentes. Levando também em consideração o fato de que, a médio prazo, a moderação do açúcar pode contribuir expressivamente para subtrair medidas de sua cintura. Isso é bom, não acha?
E hoje, a Clínica Odontológica em Brasília, a Imore Implantes, traz 8 dicas as quais lhe auxiliará nesse objetivo. Que não são, a princípio, quaisquer umas, pois trata-se de sugestões que potencializará tanto sua saúde bucal, quanto sua saúde em geral.
Com os problemas dentários relacionados ao açúcar, sendo uma de muitas queixas comuns ao visitar um dentista em Brasília, a Imore Implantes compartilha suas sugestões para quem deseja se preservar a longo prazo.
1. O açúcar continuará sendo açúcar ainda em outros produtos
Quando pensamos em açúcar, provavelmente imaginamos o material branco que você coloca no chá, café, suco, bolo, calda de pudim… mas há muitos açúcares “escondidos” em diversas coisas que nem sequer pensaríamos. O açúcar pode se passar por muitos nomes, e reconhecê-los é o primeiro passo para evitá-los. Os mais comuns encontrados por aí são: sacarose, glicose, frutose, maltose, melaço, amido hidrolisado e xarope de milho.
2. Opte por um café da manhã mais saudável
Um certo Chef de cozinha recentemente chamou a atenção para os níveis elevados de açúcar presentes em alguns cereais de café da manhã. Alguns, surpreendentemente, constituídos por quase um terço de açúcar. Optar por um cereal de baixo nível de açúcar ou sem sua adição terá um enorme impacto na saúde dentária e na sua saúde em geral. Preencher os horários mais sugestivos do café da manhã também é uma ótima maneira de evitar os lanches não saudáveis durante o dia.
3. Lanche feliz
São 10:30 da manhã. Está um pouco longe do almoço e precisamos de algo para nos alimentar, correto? Esqueça o pacote de biscoito recheado ou qualquer outro alimento artificial que contém elevadas taxas de açúcar. Procure algo mais saudável e que lhe proporcione energia. Lembre-se: não é apenas sobre a quantidade de açúcar que comemos quando se trata da saúde dos dentes. A frequência também é um forte indicador. Sendo assim, tente optar por uma alternativa livre de açúcar sempre que possível.
4. Produtos de “fachada”
Muitos produtos são comercializados como uma “alternativa saudável”. Mas as descrições em suas embalagens apenas contam uma pequena parte da história. Muitas vezes, produtos como iogurtes sem gordura ainda possuem altos níveis de açúcares na forma de frutose ou açúcar refinado. Atente-se a esses fatores na hora das compras.
5. Trabalhe algumas regras básicas
Vamos ser honestos, não precisamos de uma doce sobremesa todos os dias, concorda? Ao definir um conjunto de regras básicas simples, podemos fazer algumas mudanças de estilo de vida simples e que podem ter um grande efeito benéfico. Coisas simples como: não comer antes de ir para a cama, evitar adicionar açúcar a qualquer alimento e moderar na sobremesa algumas vezes por semana trará bons resultados.
6. Opte por alimentos frescos
Quando se trata de nossos dentes, todos os alimentos frescos são melhores. Tudo se resume a aderência. Ao mastigar uma banana ou morango, por exemplo, os açúcares liberados são capazes de revestir o dente inteiro, mesmo nos pequenos espaços. No entanto, o tempo de permanência sobre eles não é longo. Mas quando se trata de frutos secos a história fica um pouco diferente. Estes, por sua vez, podem ficar mais tempo entre as lacunas, dando ao açúcar maior duração e potencializando a causa de possíveis problemas.
7. Determine uma frequência de refeições
Quando se trata de nossos dentes não é apenas sobre o quanto de açúcar você come. Por sua vez, é a frequência com que você o consome. Em média, leva-se uma hora para a nossa boca voltar a um estado neutro depois de comer ou beber algo. E toda vez que nos alimentamos, novamente o tempo de uma hora é “resetado”. Manter determinadas refeições em horários estratégicos é uma excelente opção para evitar o açúcar.
8. Evite lanches noturnos
Ser uma “coruja noturna” pode refletir em trajetos da cama para a cozinha, e da cozinha para nossa boca. O que, a longo prazo, pode virar uma coisa rotineira. As pessoas que ficam acordadas até tarde são mais propensas a ignorar a limpeza dos dentes antes de dormir, e com o lanchezinho da meia-noite, de quebra, isso poderia significar um enorme impacto para nossos dentes. Não é sugerível fazer lanches antes de dormir.
E então, quando começará a reduzir o consumo de açúcar? Não precisa ser da noite para o dia. Porém, em contrapartida, começar desde agora a dedicar-se para uma alimentação balanceada e saudável contribui diretamente para sua saúde como um todo. É sua vida que agradecerá pela suas ações e atitudes!