Talvez, uma das maiores alegrias para os pais é poder contemplar o sorriso de seus filhos. Entretanto, mais que proporcionar aqueles bons momentos de felicidade, os pais também são peças essenciais e verdadeiros guardiões para que o sorriso de seus filhos esteja sempre bonito e saudável.
Além de demonstrar a importância da escovação dos dentes e a utilização do fio dental após as refeições, o auxílio de um dentista torna-se indispensável para orientações quanto à prevenção e cuidados individuais. Isso garantirá um sorriso bonito. Além de tudo, a preservação da saúde bucal do seu filho. Algo indispensável para toda a vida.
Mas vale refletir na hora de buscar por um profissional. A escolha por um dentista especialista é a melhor opção para que tudo ocorra da melhor maneira possível. Desde os procedimentos mais simples, como prevenção, a tratamentos mais complexos.
A saúde bucal das crianças merece alguns cuidados especiais por ser uma atividade que exige certo grau de delicadeza. E para que haja harmonia desde o primeiro contato com o dentista, o uso da psicologia e da habilidade com os pequenos são excelentes formas de transmitir confiança a eles. Dessa maneira, os tratamentos odontológicos não serão vistos como um “bicho de 7 cabeças”. E isso refletirá nos procedimentos futuros caso necessário, facilitando para que tudo seja realizado de forma mais natural possível.
Separamos algumas reflexões sobre a odontopediatria, acompanhe.
A essencialidade da Odontopediatria quando criança
Tudo começa na infância, inclusive o sorriso bonito e saudável. Destinada a oferecer cuidados simples aos mais especiais da saúde e higiene bucal, temos a Odontopediatria. Uma especialidade dentro da odontologia voltada para as crianças.
Além de orientar os pequenos a cuidarem de seus dentes de forma recreativa, também procura incentivar os mesmos a obterem hábitos saudáveis. Aplicando a conscientização da importância de sua saúde bucal, e que isso faça parte do seu dia a dia. O especialista também procura identificar surgimento de cáries ou outros problemas bucais que, possivelmente, poderá surgir durante a infância.
Os decíduos, ou dentes de leite, por mais que sejam substituídos quando adulto, têm papel fundamental para o surgimento dos dentes permanentes. Além de serem encarregados pela mastigação e a fala dos pequenos, os dentes de leite conservam o espaço para que os dentes permanentes nasçam em conformidade e saudáveis.
Os dentes de leite que possuem cárie ou aqueles que foram perdidos quando criança podem trazer consequências contrárias aos dentes permanentes. Podendo ser manchas à desconformidade de espaços na arcada dentária, refletindo na alteração da naturalidade da mordida.
O ideal é que a visita ao profissional aconteça no primeiro ano de vida. Prevenir possíveis problemas bucais enquanto bebês é evitar problemas na fase adulta.
O temor ao dentista
Por um lado, qualquer dentista pode atender crianças, isso mesmo. Entretanto, somente o especialista, o odontopediatra, dispõe de conhecimentos e habilidades específicas para colocar em prática os tratamentos de forma tranquila e harmoniosa. Transmitindo segurança tanto para as crianças, quanto aos pais. O profissional tem que ser maleável, buscar transformar a consulta em algo diferenciado, como um encontro recreativo. Entusiasmando os pequenos a obterem naturalmente bons costumes de higiene bucal.
Uma parcela expressiva dos adultos possuem algum trauma ou medo de ir ao dentista. Por mais simples que seja a necessidade. E isso pode ser algum reflexo de situações ou aflições conturbadas durante a infância. Pelo fato das crianças serem mais suscetíveis no quesito sensibilidade, o profissionalismo e a técnica da Odontopediatria tornam-se muito importante para que não se crie esse tipo de adversidade.
De 0 a 12 anos
O odontopediatra atende de bebês a crianças. Se possível, obter alguns cuidados odontológicos desde a gestação, como hábitos alimentares e métodos de higiene, colabora para a saúde da mãe e bebê como um todo.
O especialista está habilitado para lidar também com bebês. Sendo assim, a consulta no primeiro ano de vida pode ser feita sem nenhum prejuízo. Para muitos pais, o receio em levar seus bebês ao dentista é um obstáculo. Pois de fato, os bebês são pequeninos e frágeis. No entanto, é nessas horas que o Odontopediatra entra em ação. Suas habilidades e técnicas específicas para realizar a higienização e prevenção em todas as fases é essencial.
Pense bem: o auxílio do Odontopediatra pode fazer uma significante diferença no hoje e amanhã do seu filho, e também para você. Técnica, experiência e dedicação a fim de proporcionar saúde bucal aos pequeninos!
Podemos ter sua confiança? Entre em contato e surpreenda-se com nosso comprometimento!
Estamos na quadra 203 e 104 do Recanto das emas, bem próximo também de quem mora no Riacho Fundo 2, Samambaia e Taguatinga.