Para manter um sorriso atraente, bonito e, principalmente, uma regularidade com a saúde bucal, as consultas com o dentista em Brasília tornam-se indispensáveis ao longo da vida.
Mas, visitas a este profissional devem ser estabelecidas com que frequência?
Existem alguns fatores dos quais indicarão com qual periodicidade você deverá visitar o dentista.
Cada caso requer uma atenção diferenciada. Para uma pessoa que usa aparelho ortodôntico, por exemplo, é necessário ir a consultas com mais regularidade. Mas há aqueles que visitam uma clínica odontológica em Brasília apenas para realizar check-up e certificar se a situação dos dentes e gengivas está em conformidade. O que reduz o número de consultas. Mas, de maneira ampla, é recomendável ao menos uma consulta a cada seis meses.
Quais os benefícios em visitar o dentista em Brasília ao menos duas vezes no ano?
São inúmeros os benefícios ao manter visitas à clínica odontológica em dia. A análise realizada durante a consulta colabora na prevenção de problemas bucais comuns, como a cárie e doenças mais extremas. Por exemplo, o câncer de boca. Também se tira como proveito a oportunidade de executar uma limpeza completa, procedimento em que se faz uma higiene profunda nos dentes. Além de tudo, o profissional verifica se os dentes estão sendo escovados adequadamente e, se for necessário, orienta o paciente a obter cuidados especiais na limpeza dental.
Reforçando: é recomendável que seja realizada uma consulta a cada seis meses para aqueles que possuem gengiva e dentes saudáveis. Aproveite para que nessas visitas suas dúvidas sobre os devidos cuidados com os dentes sejam esclarecidas junto ao especialista.
Além desse importantíssimo check-up, atente-se ao exame de raio- X da boca. Também é recomendada sua realização anualmente, pois nele, são analisadas cuidadosamente como estão as raízes dos dentes, as gengivas e os ossos bucais.
Esta frequência de duas visitas ao ano também pode ser estabelecida para crianças com objetivo de realizar exames completos. Porém, vale ressaltar que, de acordo com os hábitos alimentares, o número de consultas poderá ser maior. Se a criança comer doces e guloseimas com frequência, por exemplo, os riscos de obterem cáries elevam. Nesse caso, uma visita trimestral ou a cada quatro meses pode gerar mais eficácia com relação à saúde bucal.
Casos que requerem mais atenção!
E aqueles casos que apresentam alguns problemas mais atenciosos, tais como tártaro e gengivite? E para solucionar estes casos, quando realmente é necessário optar por um tratamento?
Por estes se enquadrarem em casos particulares, a frequência média de visitas será determinada de acordo com a recomendação do especialista.
Há outros casos que requer mais atenção: fumantes e consumidores de bebidas alcoólicas. Por se tratar de hábitos que abalam a saúde da boca como um todo, elevando as chances em obter câncer bucal, por exemplo, o mais recomendado é que se faça uma avaliação e se atente à orientação do odontólogo sobre a frequência essencial de consultas.
Outro fator que estabelece visitas frequentes à clínica odontológica é o uso do aparelho ortodôntico. Para o tratamento ser eficiente, são essenciais alguns cuidados de rotina. Como a checagem de limpeza do dispositivo, higiene bucal, análise constante do posicionamento dos dentes. Principalmente a verificação da integridade e funcionamento do aparelho. Nestas situações, o ideal é uma visita a cada mês.
O que esperar de sua ida ao dentista? saiba mais> bit.ly/2ptJ3DD
Se você deseja estar com sua saúde bucal em conformidade, a fim de evitar problemas futuros, procure uma clínica odontológica de sua confiança.
Estamos pertinho de quem também mora no Riacho Fundo 2, Samambaia e Taguatinga.