Aparelho ortodôntico para
corrigir o posicionamento dos seus dentes
O que é a Ortodontia?
Ortodontia é a especialidade da Odontologia relacionada ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e da oclusão, ou seja, disfunções dento-faciais. Corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada.
Problemas causados por dentes desalinhados
Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente e interferir na estética facial. Além disso, também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, problemas da Articulação Têmporo Mandibular (ATM) .
O tratamento ortodôntico pode ser dividido em quatro fases: alinhamento, nivelamento, fechamento de espaços e detalhes do acabamento. Conheça os tipos de aparelhos usados em nossos tratamentos:
São aparelhos metálicos colados nos dentes por meio de uma resina autoadesiva e, com o auxílio dos fios ortodônticos e ‘’borrachinhas’’, promovem a movimentação dentária. O acompanhamento pelo especialista é realizado mensalmente até que o tratamento seja concluído.
São aparelhos que têm a mesma função dos aparelhos convencionais, porém, não são metálicos. Geralmente são transparentes. O material pode variar entre cerâmica, policarbonato e safira.
O aparelho auto-ligado é a tecnologia mais nova na Ortodontia. Ele dispensa o uso das “borrachinhas”, diminuindo o atrito entre o fio e o slot do aparelho. Geralmente, o tratamento com esse tipo de aparelho é mais rápido, diminuindo o número de consultas.
Que tal começar a fazer aquele tratamento que você sempre sonhou?
Perguntas e respostas:
E necessário visitar, periodicamente, seu dentista. Somente o especialista em Ortodontia pode avaliar a necessidade do uso de aparelho.
Primeiramente, o paciente deve realizar o tratamento clínico, como restaurações, profilaxia (limpeza), extrações etc.. Após essa etapa, o paciente é encaminhado à Clinica Radiológica para realizar exames complementares, como radiografias, modelos de estudo e fotos intraorais e extraorais.
Após o especialista analisar os exames radiológicos e planejar o tratamento, o aparelho é colocado. Nessa etapa, inclui-se o tipo de aparelho adequado e o tempo estimado que varia de acordo com a mal oclusão diagnosticada e o aparelho escolhido para o caso.
Não existe uma idade ideal para início de um tratamento ortodôntico e sim o momento mais oportuno. É recomendável a primeira avaliação ortodôntica na faixa dos 6 anos de idade, onde começam a nascer os primeiros dentes permanentes. Existem casos onde há a presença de grandes discrepâncias ósseas, onde o especialista em Ortodontia poderá interferir positivamente no desenvolvimento ósseo do paciente.
Os principais problemas encontrados nesta faixa etária são: falta de espaço para correta acomodação de dentes permanentes; dentes encavalados; dentes fora de posição; mordidas cruzadas; mordida profunda; mordida aberta; perda precoce ou retenção prolongada dos dentes de leite; respiração bucal; hábitos de sucção (dedo ou chupeta); diastemas (espaços entre os dentes); dificuldade na mastigação; articulações que emitem ruídos e falta de proporção entre os maxilares (queixo grande, mandíbula para trás etc.).
Vale ressaltar que se você já passou dessa idade e precisa realizar um tratamento ortodôntico, não se preocupe. Cada vez mais adultos estão aderindo ao tratamento ortodôntico.
Quais os cuidados devo ter quando eu estiver em tratamento ortodôntico?
Alimentação
- Evite alimentos duros, caramelizados e açucarados. Isso pode comprometer seu aparelho e interferir no tempo de tratamento.
Higiene Bucal
- A escovação ideal deve ser bem detalhada. Utilize, após cada refeição, escovas indicadas para pacientes que usam aparelhos ortodônticos, como a escova macia e a escova inter-dental. Use uma pequena quantidade de creme dental e também o passa-fio dental. Complete a higiene com o uso de antisséptico bucal.
Cuidados básicos
- Evite roer unhas, morder canetas e lápis. Além disso, evite cutucar o aparelho.