Melhore sua qualidade
de vida com Implantes Dentários.
O que é um implante dentário?
Implante dentário é uma raiz artificial que atua como uma raiz natural. Este dispositivo é feito de titânio de altíssimo grau de pureza e vai servir como pilar de próteses unitárias ou múltiplas.
O que é osseointegração?
Após a instalação do implante no osso, acontece um processo de cicatrização e formação óssea, unindo a superfície do osso ao implante. Chamamos esse fenômeno de osseointegração.
Quanto tempo é necessário para finalizar um tratamento com implantes dentários?
O tempo necessário para finalizar um tratamento com implantes dentários varia de acordo com o perfil do paciente e o material utilizado. O período de osseointegração convencional varia de 3 a 6 meses. Entretanto, podemos acelerar esse processo utilizando implantes elaborados com a NANOTECNOLOGIA, na qual o processo de osseointegração pode ser reduzido para até 6 semanas.
O que é enxerto ósseo? Sempre será necessário?
Quando se tem a perda óssea, o tratamento indicado é o enxerto ósseo. Esse procedimento aumenta a quantidade óssea, em altura e/ou espessura, viabilizando a instalação dos implantes. A realização de enxerto ósseo pode aumentar o tempo de tratamento. Para indicar a necessidade de enxerto ósseo, o Implantodontista irá avaliar exames tomográficos que mostram a espessura e a altura óssea na região que receberá os implantes.
Que tipo de osso é utilizado para o enxerto?
Osso Autógeno: Osso do próprio paciente, retirado da própria boca. Não se preocupe, a quantidade é pequena.
Osso heterógeno ou Biomateriais: É um osso fragmentado, de origem bovina, tratado adequadamente em laboratórios de alta performance. Hoje em dia, existem várias marcas disponíveis no mercado. A marca utilizada pelos profissionais da IMORE IMPLANTES é o Bioss, marca reconhecida mundialmente.
O que é carga imediata?
Carga imediata consiste em uma técnica com implantes, onde é possível realizar a instalação da prótese no mesmo dia da instalação dos implantes ou em até 72 horas. É importante ressaltar que existem indicações precisas para realizar esta técnica, como quantidade e qualidade da estrutura óssea e o travamento do implante no osso.
Portanto, somente durante a instalação do implante, pode-se dizer se ele cumpriu os requisitos para a carga imediata. Se isso não acontece no ato da cirurgia, deve-se esperar de 3 a 6 meses (nesse caso o implante ficará submerso na gengiva) para que o paciente receba a coroa dentária. Durante esse período de espera, não se preocupe, o paciente usará uma prótese provisória.
O que são Implantes Guiados?
Na técnica de Implantes Guiados, é realizado um planejamento cirúrgico virtual, por meio de um moderno programa de computador 3D. Através da tomografia computadorizada, as estruturas anatômicas do paciente são detalhadamente exibidas no programa 3D, melhorando a segurança e precisão dos implantes.
Uma vez definido o planejamento virtual por meio desse moderno programa de computador 3D, é confeccionada uma guia cirúrgica milimetricamente precisa que orienta a instalação dos implantes, que passam somente por uma pequena perfuração na gengiva, evitando cortes com bisturi e pontos.
Saiba como é realizado o procedimento de Implante Dentário na IMORE IMPLANTES.
Confira nosso passo a passo:
Passo 1: Diagnóstico
O Implantodontista analisa o histórico clínico do paciente, avalia a condição bucal e realiza um planejamento com o auxílio de exames complementares, como radiografias, tomografias entre outras.
IMPORTANTE: Cada caso deve ser avaliado individualmente, para que obtenha uma solução ideal para o paciente em questão.
Passo 2: Instalação dos implantes
Antes de entrar para a sala cirúrgica, o paciente é direcionado à sala de repouso, onde receberá os cuidados pré-operatórios. Após os cuidados pré-operatórios, o Implantodontista realizará uma intervenção cirúrgica para a colocação dos implantes, de acordo com o planejamento. Esta fase do tratamento é chamada de ETAPA CIRÚRGICA. Dependendo do caso, o especialista avaliará a possibilidade do paciente já receber a prótese imediatamente (carga imediata).
Passo 3: Recuperação
Após o procedimento cirúrgico, o paciente é encaminhado para a sala de repouso, onde receberá os cuidados pós-operatórios. Aproximadamente 10 dias após a cirurgia, o paciente volta à clínica para remoção dos pontos.
Passo 4: Restauração
Após o período de cicatrização do implante, que varia de 45 dias a 06 meses, de acordo com tipo de implante utilizado, é hora de produzir a prótese, que é fixada sobre o implante. Essa fase do tratamento é chamada de ETAPA PROTÉTICA.
Passo 5: Acompanhamento
Depois de colocadas as próteses sobre os implantes, o paciente deve seguir as orientações do seu cirurgião dentista quanto à higienização ideal. É muito importante o comparecimento do paciente às consultas de retorno para que o cirurgião dentista possa ter o controle do tratamento, assegurando assim, a durabilidade dos implantes dentários.
Você já pensou em fazer implante dentário?
Sedação endovenosa consciente
Fique tranquilo!
Se preferir, trabalhamos com a sedação endovenosa consciente. A sedação endovenosa consciente oferece a sensação de conforto ao paciente e melhora as condições de segurança para o cirurgião dentista realizar o procedimento cirúrgico. É importante enfatizar que, nesse tipo de sedação, o paciente não perde a consciência, podendo até responder aos comandos de voz da equipe cirúrgica.
A sedação endovenosa consciente não oferece nenhum risco ao paciente. Esse procedimento é feito por um médico anestesiologista e, aqui na IMORE IMPLANTES, ele permanece na sala de cirurgia durante todo o procedimento operatório e o paciente também é observado por um monitor cardíaco.
Qualquer paciente com boa saúde geral pode ser submetido à sedação. Antes do procedimento, o médico anestesiologista deve verificar se você pode ser submetido ao procedimento, ou se há restrições.
Protocolo IMORE IMPLANTES – Implantes totais
O Protocolo IMORE IMPLANTES é indicado para a reposição de todos os dentes perdidos em consequência de diversos fatores, ou para substituição da prótese móvel (dentadura). Pacientes que perderam seus dentes há muitos anos possuem sua parte óssea prejudicada. Nesses pacientes, as próteses móveis convencionais, como parciais e dentaduras, ficam muito soltas, fazendo com que o paciente perca a segurança para comer, falar e sorrir.
Nesses casos, utilizamos 4, 5 ou 6 implantes como pilares e a prótese é fixada sobre esses implantes. Com a prótese tipo protocolo, o paciente tem suas funções mastigatórias restabelecidas, favorecendo maior segurança na fala e devolvendo o sorriso ao paciente, ou seja, melhora a qualidade de vida. O protocolo pode ser confeccionado em resina, cerâmica ou zircônia.
Protocolo de resina
- O Protocolo de Resina é utilizado desde 1969 pelo médico ortopedista Per-Ingvar Branemark (idealizador da osseointegração). Consiste numa técnica confiável e é bastante utilizada até hoje.
Protocolo de cerâmica
- É a evolução do protocolo de resina. Nesse caso, a prótese tem uma estrutura metálica (mas não aparece) e o revestimento dos dentes são feitos de cerâmica (porcelana), dando um aspecto de naturalidade ao sorriso do paciente.
Protocolo de zircônica
- O protocolo de zircônia dispensa o uso de metal, inclusive em sua estrutura interna. Chama-se de Prótese Metal Free ou livre de metal. A estética é ainda mais favorável com esse tipo de prótese.
Perdi um dente. O que fazer?
As causas da perda de dentes variam em: traumas (acidentes), doença cárie, doença periodontal, alimentação, hábitos, agenesia dental (nascer sem o dente) e falta de higiene. Independente do motivo, os dentes deverão ser substituídos, para devolver a função mastigatória e a estética.
Quando temos os dentes saudáveis, as raízes dentárias transmitem a força mastigatória ao osso alveolar, estabilizando o dente e diminuindo o risco de mudanças indesejadas. Quando perdemos o dente, compromete-se a estabilidade dos dentes adjacentes (dentes vizinhos) e inicia-se um processo de reabsorção óssea.
Sob os pontos de vista funcional e fisiológico, os dentes perdidos devem ser substituídos o mais rapidamente possível, diminuindo assim a necessidade da realização de enxerto ósseo.
Opções de tratamentos de Implante Dentário
Perdi 1 dente
Perdi vários dentes
Tratamento com implante:
Preserva as estruturas ósseas;
Mantém ótima mastigação;
Preserva o sabor do alimento;
Aspecto dentário próximo ao natural.
Tratamento convencional:
Prótese parcial removível;
Possível instabilidade na mastigação;
Possível alteração no paladar;
Desconforto na higienização.
Perdi todos os dentes
Tratamento com implante:
Preserva as estruturas ósseas;
Preserva o sabor dos alimentos;
A prótese é fixada nos implantes;
Segurança para comer e sorrir.
Tratamento convencional:
Prótese total (dentadura);
Instabilidade na mastigação;
Alteração no paladar;
A prótese é removível;
A prótese se apoia somente na gengiva;
Reabsorção das estruturas ósseas.