Se você já adiou sua visita de rotina a um dentista ou, simplesmente, está esperando um problema surgir para que isso seja feito, nós lhe entendemos. É muito comum que as pessoas evitem visitas a dentistas e hospitais, a menos que haja um problema sério. Os exames regulares de saúde bucal podem parecer “besteira”, mas não são. A visita ao dentista pode não parecer tão necessário, mas deve ser, pelo menos, duas vezes ao ano, mesmo que você esteja sentindo-se bem. Não é mesmo?
E de fato: sentir-se bem é tudo de bom!
Existem duas principais razões as quais os dentistas recomendam que todos estabeleçam duas limpezas dentais e exames de rotina por ano. A primeira é para ajudar a proteger a sua boca contra alguns problemas. Como o acúmulo de tártaro e doenças nas gengivas. Em segundo lugar, identificar e tratar quaisquer problemas bucais em desenvolvimento antes de crescerem de forma crítica.
Para aqueles que já não vão ao dentista há algum tempo e estão com incômodos em sua boca, recomendamos que repensem suas ideias e não esperem que seus problemas se acumulem.
Para isso, destacamos cinco sinais que indicam um bom momento para visitar o dentista:
1 – “Quando surge uma nova sensibilidade dentária”.
O seu cafezinho da manhã ou aquela colher de sorvete ou açaí geram desconfortos para os seus dentes? A sensibilidade dentária geralmente pode ser tratada com uma pasta de dente especial. Entretanto, isso também pode ser um sinal de esmalte desgastado, retração gengival ou até mesmo periodontite. Se você está evitando alimentos quentes ou frios porque seus dentes são sensíveis, é importante descobrir se não existe um problema “camuflado” que precisa ser identificado e tratado o quanto antes.
2 – “Suas gengivas estão avermelhadas e inchadas”.
Gengivas vermelhas e inchadas são uma indicação de gengivite. O primeiro estágio da doença periodontal. Se a gengivite não for tratada imediatamente, ela irá progredir e eventualmente resultará em perda óssea e também do tecido de suporte dos dentes. Se você estiver com esses sintomas, procure um dentista. Ele será capaz de identificar quais são os problemas. Como também recomendar o mais adequado tratamento e ajudar sobre como cuidar e preservar a sua saúde bucal.
3 – “Dores”.
A dor de dente é variável, podendo ser ela tolerável a casos como “preciso ir para um hospital agora mesmo!” Mesmo uma dor de menor intensidade pode ser indícios de que uma cavidade que se desenvolveu ou um enchimento (obturação) que se soltou. Dores de dente mais intensas podem ser indicação de uma condição mais grave, como uma deterioração do nervo ou gengiva infectada por algum problema. Se você sente dores de dente intensas ou não, procure um dentista. Não espere descobrir o que poderá vir de pior caso adie constantemente sua visita a este profissional.
4 – “Mau hálito”.
Às vezes você poder ter ingerido algum alimento conhecido por causar mau hálito, até aí tudo bem. No entanto, se o mau hálito persistir em você, isso pode ser outro problema. Em alguns casos, sinais de mau hálito podem estar relacionados a doenças na gengiva. Como também pode ser o resultado de boca seca ou efeitos colaterais de certos medicamentos. Um dentista poderá ajudá-lo a identificar a causa central desse problema. E, assim, desenvolver o tratamento mais indicado para você.
5 – “Sua última visita ao dentista foi há anos”.
Se você não consegue se lembrar da última vez que fez um compromisso relacionado a sua saúde bucal, faça um o mais breve possível. Ao visitar o dentista duas vezes por ano para uma limpeza e exame de rotina, você ajudará a garantir que seus dentes permaneçam limpos e saudáveis, evitando assim futuras preocupações. Lembre-se: você só tem um conjunto de dentes. Sendo assim, cuide bem deles.
Se você está sentindo algum desses sintomas, não espere o problema chegar com força. Contate-nos agora mesmo e agende um dia e horário.
Nossa equipe de dentistas é altamente treinada, capacitada e apaixonada pelo que eles fazem de melhor: cuidar da sua saúde bucal e contemplar o seu sorriso!