É normal que dentes com cáries, que foram impactados pela perda óssea em sua volta, aqueles deteriorados, quebrados e também os sisos sejam condenados a extração em algum momento da vida.
Para muitos, esse tipo de procedimento é um tremendo obstáculo que gera pavores extremos. Mas tenha calma. Se você souber o que fazer após realizado a retirada do dente, tudo ocorrerá de maneira mais tranquila. Evitando assim, transtornos no pós-operatório.
Com a anestesia antes do ato de extrair o dente e na administração correta dos analgésicos, é quase imperceptível qualquer tipo de dor no momento da execução do procedimento. Inevitavelmente, após o ato, surgirá o inchaço, que é absolutamente normal. Isso faz parte do processo inflamatório comum a fim de restaurar com eficiência a área trabalhada.
Listamos algumas dicas para lhe auxiliar a se sentir mais seguro e tranquilo caso ainda tenha algum receio. Confira!
1 – Gelo!
Fazer uma compressa com gelo ou utilizar aquelas bolsas de gelo no primeiro dia é essencial. Isso evitaa ou minimiza o inchaço devido a retirada do dente. A temperatura liberada no gelo trabalha em conjunto com a contração dos vasos sanguíneos. Os mesmos ficam dilatados por conta do processo inflamatório reflexo da extração. Dessa maneira, evita-se um grande fluxo de sangue e liberação de líquidos celulares para o local do qual o dente foi retirado.
2 – Alimentação!
É muito importante saber quais tipos de alimentos ingerir após qualquer tipo de extração de dente. É sempre bom lembrar que evitar alimentos quentes é o primeiro passo nas primeiras 36 horas. Pois o local onde o dente foi extraído ainda estará sujeito a sensibilidade e, consequentemente, poderá voltar a sangrar. Sendo assim, é aconselhável a ingestão de alimentos de baixa temperatura. Como exemplo, sorvetes de massa, leite, sucos naturais e picolé. Após um dia e algumas horas depois da extração, comece com alimentos mornos e macios, como macarrão, purês e ovo cozido.
3 – Higienização!
Essa também é uma parte delicada no pós- procedimento. Para uma boa e agradável higienização, utilize escova de cabeça pequena e cerdas macias para não prejudicar a região que foi trabalhada. A forma correta de higienização no período de recuperação merece atenção especial, pois ela irá retirar os restos de alimentos, evitando os riscos de infecção. A utilização de enxaguantes bucais só poderá ser feita se houver a orientação do dentista.
4 – Álcool e cigarros, nem pensar!
Dois itens totalmente proibidos para aqueles que vieram a realizar qualquer tipo de extração de dentes. O álcool com suas substâncias interfere nas ações dos medicamentos, como por exemplo, antibióticos e analgésicos, podendo suspender os efeitos contra bactérias e na minimização de dor. Já o cigarro, com sua fumaça tóxica, adentra na mucosa e interfere de maneira maléfica na cicatrização.
5 – Repouso!
Existe um número expressivo de pessoas que costumam praticar atividades físicas diariamente, ou ainda, aquelas que trabalham em pé. Para não estimular a circulação do sangue e vir provocar algum revés, como infecções e sangramentos, por exemplo, é recomendado que se faça o repouso de acordo com a orientação do dentista. Lembre-se: seja prudente consigo mesmo!
Pode contar conosco caso precise de algum tratamento, pois teremos enorme honra em atendê-lo. Estamos na quadra 203 e 104 do Recanto das Emas, bem pertinho de quem também mora no Riacho Fundo 2, Samambaia e Taguatinga.