Quem nunca passou por aquela sensação de calafrio nos dentes? Isso pode ser mais comum do que imaginamos.
Muitas pessoas possuem dentes sensíveis, ou sensibilidade dentária. A sensibilidade do dente é geralmente experimentada quando algum tipo de alimento, seja ele quente, frio, doce, azedo, ou bebidas entram em contato com os dentes. A dor pode ser repentina e aguda e disparar profundamente nas terminações nervosas dos dentes através da dentina exposta.
A sensibilidade dentária tem muitas causas, incluindo:
Goma periodontal: gengivas inflamadas podem puxar os dentes para trás, expondo suas raízes.
Escovação agressiva: escovar os dentes a todo momento além de contribuir para a recessão gengival, também desgasta a camada protetora do esmalte do dente, tornando-o mais sensível.
Dano ao dente: um dente rachado ou quebrado é mais suscetível ao acúmulo de bactérias, o que pode causar sensibilidade.
Placa bacteriana ou cárie dentária na linha da gengiva: a sensibilidade pode surgir quando há placa bacteriana e acúmulo de tártaro em torno da raiz de um dente.
Alimentos ácidos: alimentos ou bebidas ácidas, como frutas cítricas ou refrigerantes, podem desgastar o esmalte dos dentes.
Moagem (ou bruxismo): apertar ou ranger os dentes pode fazer com que o esmalte se desgaste e exponha a dentina sensível dentro do dente. Os protetores bucais para bruxismo são modos eficazes para proteger os dentes.
Clareadores dentais: estes produtos podem tornar o seu sorriso mais brilhante, mas eles são conhecidos por causar sensibilidade. Consulte um dentista antes de optar por utilizar algum.
Idade: os dentes são mais sensíveis entre as idades de 25 e 30 anos.
Bochechos: alguns produtos para bochechos contêm ácidos que podem agravar a sensibilidade quando a dentina já está exposta.
Todos esses colaboram para a sensibilidade dentária.
O que posso fazer se tenho dentes sensíveis?
Há muitas maneiras em reduzir a sensibilidade dentária. Vamos lá.
Existem muitas marcas de cremes dentais de alívio a sensibilidade que podem diminuir esse problema com o uso regular. Mas lembre-se: procure sempre o auxílio de um dentista especialista.
Dê preferência a escovas de dentes macia ou extra macia. Escove cuidadosamente para evitar danos ao seu tecido gengival.
Use bochechos que contêm flúor. O uso de flúor pode diminuir a sensibilidade. Procure um dentista para lhe auxiliar.
Use um protetor bucal. Se você range seus dentes, um protetor bucal pode protegê-los dos danos quando você estiver dormindo.
Analise o que você come e bebe. Tente evitar ou diminuir o consumo de alimentos ácidos.
Escove e use fio dental regularmente. Isso garantirá que o acúmulo de alimentos não comprometa a saúde dos seus dentes.
Consulte o seu dentista regularmente. Dependendo da condição, você deve programar limpezas regulares a cada três ou seis meses, ou como instruído pelo especialista.
E o principal: ame seus dentes!
Gostou das dicas ou ficou com dúvidas? Contate a Imore Implantes e surpreenda-se com o nosso atendimento!
E, se você estiver procurando um dentista ou Clínica Odontológica no Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Samambaia ou Taguatinga, saiba que a Imore Implantes está pertinho de você.
Caso precise desde um Clareamento Dental a Implantes Dentários, a Imore Implantes está de prontidão para lhe atender!
Oferecemos uma variedade de serviços odontológicos de qualidade para atender todas as suas necessidades.