Siso. É o “famosinho” dente motivo de pavores de muitos pacientes quando procuram por um dentista em Brasília para realizar a sua extração. Os dentes siso são os terceiros molares e os últimos dentes da arcada dentária. Normalmente, são identificados dois na região superior e outros dois na região inferior da boca. Na grande maioria dos casos, eles costumam crescer entre os dezessete e vinte e um anos de idade.
“Dentes do juízo”. Termo utilizado para se referir ao siso, nome este derivado da palavra em latim “sensus.sus” expressão de bom senso, juízo, prudência. O que nos faz aludir seu significado a faixa etária em que esses molares costumam se desenvolver.
Embora sejam dentes extensos e fortes – o que os tornam avantajados na hora da mastigação de alimentos menos pastosos – podemos observar que sua utilidade ao longo da evolução humana está em declínio a cada período. Uma das principais causas para isso se deve aos hábitos e costumes alimentares com menos severidade. Podemos destacar o baixo consumo de carne, vegetais e cereais rigorosos os quais contribuem para que o organismo se habitue a trabalhar com menos intensidade na utilização dos dentes sisos.
Devido aos novos hábitos alimentares, algumas adaptações humanas se tornam reflexo dessas características. Como exemplo disso, é cada vez mais frequente casos de bebês que nascem com ausência de todos ou alguns dos sisos.
Reconhecemos que há recomendação pela grande maioria dos dentistas para a extração preventiva do siso. Mas nem sempre esse procedimento poderá ser uma necessidade extrema. Existem alguns aspectos (raros) que colaboram para a não retirada dos terceiros molares. Tais como o espaço existente na arcada, o não comprometimento na hora de sua higienização e a funcionalidade quanto à mastigação.
Entretanto, os sisos apresentam alguns problemas que os condenam na maioria das vezes. Sendo inevitável e escolha por sua extração a fim de evitar danos maiores no futuro. Seguiremos com algumas orientações relacionadas a esta invariável.
Desalinhamento
Sendo os últimos a desenvolverem, os sisos podem comprometer o alinhamento dos demais dentes. Pois enquanto todos os dentes já se situam ordenados na arcada dentária, é quando o siso nasce. Dependendo da estrutura bucal de cada um, o espaço para o desenvolvimento dos sisos pode ser insuficiente.
Dores
Quando a gengiva em volta do dente que está nascendo inflama, viram motivo de inúmeras queixas por parte dos pacientes. A extração é quase sempre recomendada nessas ocorrências. Pode acontecer do profissional tratar apenas a inflamação, adiando a necessidade de sua extração, entretanto, a probabilidade dessa invariável retornar são altíssimas.
Cárie
Por sua posição estar menos privilegiada (distante da arcada dentária), a higienização do siso é naturalmente dificultosa por uma questão física. O acúmulo de restos de alimentos e a falta de uma boa escovação proporcionam um ambiente ideal para a formação da placa bacteriana e das cáries. Nos casos onde o siso está careado, a extração também se torna imprescindível.
Posicionamento
Devido à ausência de espaço na arcada ou pela própria inflamação do siso, o mesmo pode estar com sua posição comprometida. Ou seja, pode apresentar variações horizontais, apontado para frente ou para trás. Nesses casos, principalmente quando o dente já está nascendo, recomenda-se sua extração. Já que a deslocação pode afetar os demais dentes e além da oclusão ou mordida.
Higienização do siso
O siso pode não nascer por completo em diversos casos. E aquele pequeno pedaço de dente acaba se desnivelando em relação aos demais. O que compromete a sua escovação e higienização com o fio dental. Além de estar propício à caries pela falta dos atos higiênicos, a não remoção do dente pode proporcionar infecções na gengiva, raiz e ossos da boca.
Funcionalidade
Para obter uma mastigação em perfeitas condições, torna-se indispensável o trabalho sinérgico dos seus pares. Os dentes que não possuem essa reciprocidade acabam perdendo suas devidas funções. O que na maioria das vezes recomenda-se a sua extração.
O acompanhamento do dente siso deve ser sempre analisado junto a um especialista de confiança que irá indicar com segurança a necessidade ou não da extração. Por esse e outros motivos, visite o dentista regularmente, mesmo que você não manifeste os problemas acima mencionados. Assim, evitará uma enorme “dor de cabeça” no futuro.
Neste link você encontra outros cuidados ao realizar a extração de dentes> bit.ly/2r2paUh
Conte com a Clínica Odontológica Imore Implantes. Estamos na quadra 104 e 203 do Recanto das Emas, pertinho também de quem mora no Riacho Fundo 2, Samambaia e Taguatinga.
Somos de Brasília!